7-ovos
2-mandioquinhas (batata-baroa)
1-alho-poró grande
1-½ colher (chá) de sal
azeite para untar o refratário
Preparação:
Pre aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário redondo, de 22 cm de diâmetro, que comporte 2 litros.
Lave, seque, descasque e passe as mandioquinhas pela parte grossa do ralador. Corte o talo do alho-porro em meias-luas finas – você pode armazenar as folhas na geladeira para o preparo de caldos e fritar as raízes para finalizar receitas, leia abaixo. Transfira o alho-porro fatiado para uma tigela, lave bem sob água corrente e deixe escorrer numa peneira.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior – se um estiver estragado você não perde a receita. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte a mandioquinha, o alho-porro, tempere com o sal e misture bem.
Transfira a mistura de ovos para o refratário untado e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até inflar e dourar – para verificar se os ovos estão totalmente cozidos, espete o centro com um palito, se estiver firme sem ovo líquido está pronto. Enquanto isso, prepare a salada.
Retire a omelete do forno e sirva a seguir com a salada morna de tomate.
APROVEITE ATÉ A RAIZ DO ALHO-PORÓ
As folhas do alho-porro podem ser mantidas na geladeira ou congeladas para o preparo de sopas, caldos, risotos ou ensopados. Já as raízes são saborosas e podem ser fritas. Elas ficam crocantes, com leve sabor de cebola, são ótimas para finalizar receitas como a omelete, servir com saladas, sobre risotos ou sopas. Veja aqui o passo a passo.
PARA A SALADA
Ingredientes:
2 ½ xícaras (chá) de tomates sweet grape (cerca 500 g)
1-cebola roxa
2-colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2-ramos de manjericão
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparação:
Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Lave e seque os tomates e as folhas de manjericão. Corte cada tomate ao meio.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 ½ colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Acrescente o tomate e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem levemente macios – cuidado para não cozinhar demais e desmanchar
Desligue o fogo, regue com o balsâmico e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture as folhas de manjericão, transfira para um prato, regue com mais um fio de azeite. Reserve enquanto a omelete termina de assar e sirva em seguida.
Sem comentários:
Enviar um comentário