quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Bacalhau à Zé do Pipo


Ingredientes:

4-lombos de bacalhau, demolhados

1,2 Kg de batatas

2-cebolas grandes

2-dentes de alho

200-ml de maionese

200-ml de azeite

q.b. pimentos 

q.b. azeitonas

200-ml de leite

2-colheres (sopa) de manteiga

q.b. Salsa picada

q.b. Farinha

q.b. Noz-moscada

q.b. Sal e pimenta

Preparação:

Lave as batatas, corte-as ao meio e coza-as em água temperada com sal, durante 20 minutos, ou até que fiquem macias. Retire e reserve.

Seque bem as postas de bacalhau, passe-as por farinha e frite-as no azeite quente, de ambos os lados, até que fiquem douradinhas. Retire e reserve num tabuleiro.

Descasque as batatas, passe-as num passe-vite , adicione o leite morno e a manteiga e mexa. Tempere com noz-moscada, pimenta e sal e envolva novamente, até obter uma consistência homogénea. Reserve.

Descasque as cebolas e os alhos, pique tudo, deite as cebolas na frigideira do bacalhau, deixe refogar 2 minutos e acrescente o alho, deixe cozinhar, até a cebola ficar transparente. Tempere com sal e pimenta, deixe ferver um pouco e retire do lume.

Ligue o forno a 200ºC. Coloque as postas de bacalhau num tabuleiro. Espalhe a cebolada sobre as postas de bacalhau e disponha à volta montinhos de puré, auxiliando-se de um saco de pasteleiro com boquilha frisada.

Espalhe a maionese sobre o bacalhau e leve ao forno até ficar bem douradinho. Sirva salpicado com salsa, azeitonas e tiras de pimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário