Para o Fermento:
200g Farinha T55
120ml de água morna
50g Fermento fresco de padeiro
Para a Massa:
600g de farinha T55
150g de açúcar
10g de sal
120g de manteiga sem sal
3-ovos
2-g de canela em pó meia colher de café
raspa de limão meia colher de café
Preparação:
Dissolve-se o fermento na água tépida e junta-se cerca de 200g de farinha de trigo até se obter uma massa relativamente mole, que se deixa levedar entre 15 minutos a meia hora conforme a temperatura ambiente.
Depois, adiciona-se o açúcar com a canela, o sal, os ovos, a raspa de limão, a manteiga e a farinha.
Deixa-se fermentar o tempo necessário para a massa dobrar de volume.
A seguir, pega-se na massa, divide-se ao meio e molda-se cada uma das partes num rolo comprido semelhante a uma serpente, isto é, mais espesso num dos lados.
Espalma-se este rolo com a mão, ficando uma tira que se começa a enrolar pelo lado mais largo, resultando numa pirâmide.
À medida que se vão enrolando, vão-se colocando as pirâmides num tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha onde voltam a crescer (entre 30 minutos e 1 hora).
Pincelam-se com ovo batido e, com uma tesoura, dão-se 4 golpes no topo da pirâmide de que resultarão as "torres do castelo".
Introduzem-se as fogaças no forno quente a (200º, o ideal era um forno de lenha)15 minutos depois tiram-se para fora à mão separam-se as "torres do castelo" permitindo assim que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente.
Voltam ao forno para acabar de cozer.
Sem comentários:
Enviar um comentário