250gr de bacalhau dessalgado.
1-cenoura.
1-cebola.
1-batata.
3-fatias de pão amanhecido.
Para o molho bechamel
250ml de leite.
30-gr de farinha de trigo.
30-gr de manteiga.
1-pitada de sal.
20-gr de queijo ralado.
PREPARAÇÃO:
Cozinhe o bacalhau já dessalgado em uma panela com água quente por três minutos em fogo médio. Apague o fogo e deixe o peixe na água.
Agora descasque as batatas e corte-as em tiras bem finas. Aqueça uma frigideira com bastante óleo e quando o óleo estiver no ponto de fritura frite-as. Uma vez prontas reserve as batatas fritas sobre um papel absorvente.
Prepare a bechamel. Para isso derreta a manteiga em uma panela e misture a farinha. Então adicione o leite aos poucos sem parar de mexer até obter um creme espesso. Então adicione sal a gosto e reserve.
Para adicionar a cenoura à sua receita bacalhau espiritual português descasque-a e rale-a em tiras finas. Se preferir pode cortá-la em cubinhos bem pequenos. Uma característica marcante do bacalhau espiritual português é justamente ter esse refogado bem picado.
Aqueça uma frigideira com um pouco azeite ou use a mesma que usou para as batatas só que retirando o óleo. Então refogue a cebola picada e a cenoura.
Corte três fatias de pão duro do dia anterior e deixe-as de molho em um recipiente com leite. Espere por pelo menos quinze minutos ou até que o pão absorva bem o leite até ficar bem molhadinho.
Este é o momento de retirar o bacalhau da panela remover a pele e seus espinhos e cortá-lo em cubos.
Adicione o bacalhau à frigideira com o refogado e misture. Então incorpore o pão embebido em leite e continue a mexer. Aproveite para adicionar um pouco de sal caso sinta necessidade e cozinhe tudo por alguns minutos.
Acomode todo esse preparo em um refratário e distribua de forma homogênea.
Adicione as batatas fritas sobre o bacalhau cobrindo tudo.
Cubra toda a mistura com a bechamel e adicione uma camada de queijo ralado.
Leve o bacalhau espiritual ao forno a 200ºC e deixe-o até que o queijo gratine. Para conseguir esse efeito, você pode ativar a função de grelhar caso tenha. Quando estiver dourado basta tirar do forno e aproveitas essa receita sensacional de bacalhau espiritual.
Que delicia pessoal!!!!!
Bom apetite!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário