segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Lombos de bacalhau no forno com legumes

 

INGREDIENTES:

600 g (2 uni) lombos de bacalhau demolhados

200 ml leite meio-gordo

1-Kg (1 emb.) puré de batata congelado

5-dentes de alho

200 g (2 uni) cebolas médias

250 g (1 uni) alho-francês

150 g (1 uni) pimento vermelho

50 g bacon em cubos

100 ml + 2 c. de sopa azeite

1 folha de louro

1 c. de café sal

q.b. pimenta de moinho

30 g azeitonas pretas descaroçadas

q.b. salsa fresca

200 g (1 emb) salada gourmet 

100 g tomate cherry

PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Disponha os lombos de bacalhau já demolhados num tabuleiro e regue-os com o leite a ferver. Tape e deixe de molho.

Ponha o puré de batata num tacho e reserve.

Entretanto prepare os legumes. Descasque o alho e a cebola e corte-os em rodelas finas. Corte o alho-francês também em rodelas. Limpe o pimento de sementes e peles brancas e corte-o em tiras.

Numa frigideira larga antiaderente frite o bacon ligeiramente. Adicione os 100ml de azeite, deixe aquecer e junte a cebola, o alho, o alho-francês e a folha de louro. Deixe cozinhar até os legumes estarem moles e translúcidos. Adicione as tiras de pimento, tempere com o sal e pimenta moída no momento e cozinhe durante mais 5 minutos.

Enquanto isso, escorra cuidadosamente os lombos de bacalhau e coloque-os num tabuleiro de forno.

Use o leite com que escaldou o bacalhau para preparar o puré de batata.

Leve o bacalhau ao forno com os legumes e o puré, durante 20 minutos.

Sirva decorado as azeitonas pretas e salsa. Acompanhe com a salada e com o tomate.

Pataniscas com arroz de feijão


INGREDIENTES:

300-g lombo de bacalhau demolhado 

1-folha de louro

1-dente de alho

75-g farinha

3-ovos M 

60-g cebola picada

1-c. de sopa cebolinho fresco picado

1-c. de sopa salsa fresca picada

1-c. de café sal

q.b. pimenta do moinho

3-c. de sopa azeite Pingo Doce

PARA A SALADA DE PIMENTOS ASSADOS

300-g (2 uni.) pimentos vermelhos

150-g (1 uni.) pimento verde

2-dentes de alho picados

2-c. de sopa azeite 

½ c. de café flor de sal

PARA O ARROZ DE FEIJÃO:

50-g talo de aipo

100-g cebola picada

1-folha de louro

2-c. de sopa azeite 

300 g cenoura

200 g arroz carolino 

500 ml água

420 g (1 lata pequena) feijão-encarnado 

½ limão (sumo)

De acordo com:

PREPARAÇÃO:

Ferva suavemente o bacalhau durante cerca de 7 minutos num tacho com água temperada, o louro e o alho esmagado. Retire do lume e deixe arrefecer o bacalhau dentro do caldo.

Entretanto, asse os pimentos numa chapa ou no forno. Limpe-os de peles e sementes e rasgue-os em tiras. Junte-lhes o alho picado, regue com o azeite e tempere com a flor de sal. Reserve.

Escorra o bacalhau, limpe-o de pele e espinhas e desfaça-o em lascas grandes.

Dilua a farinha com cerca de 50 ml do caldo do bacalhau. Junte os ovos e continue a mexer com um garfo até o polme estar liso. Descasque e pique a cebola, e junte-a à mistura de farinha. Adicione o cebolinho e a salsa picados, e as lascas de bacalhau. Misture bem e tempere com o sal e pimenta moída na altura. Deixe repousar.

Enquanto isso, prepare o arroz. Corte o talo de aipo em lâminas finas, descasque e pique a cebola e leve-os a cozinhar num tacho, com a folha de louro e o azeite, sobre lume moderado.

Pele as cenouras e corte-as em meias-luas finas. Deite-as no tacho, tape e deixe suar durante cerca de 5 minutos sobre lume brando. Introduza o arroz, mexa e regue com a água a ferver. Adicione o conteúdo da lata de feijão, volte a mexer e coza, tapado e sobre lume brando, durante cerca de 18 minutos.

Ao mesmo tempo, aqueça o azeite numa frigideira larga antiaderente e deite o polme de bacalhau em colheradas. Frite as pataniscas de ambos os lados até estarem douradas e escorra-as sobre papel absorvente.

Assim que o arroz estiver pronto, retire-o do lume e regue com o sumo do limão. Sirva de imediato com as pataniscas e com a salada de pimentos.

domingo, 29 de novembro de 2020

Lulas

 

Ingredientes: 

1-kg de lulas limpas 

1-kg de batatas 

2-cebolas 

2-Ovos 

50 ml de vinagre 

150 ml de azeite + azeite para fritar 

1-colher (chá) de paprica 

Farinha q.b. 

Sal e pimenta q.b. 

Preparação: 

Lave as batatas, corte-as ao meio e coza-as com a pele em água temperada com sal. 

Corte as lulas em pedaços e tempere-as com sal e pimenta. Passe-as por farinha e os ovos batidos e depois frite-as numa frigideira com azeite. Retire e escorra sobre papel absorvente. 

Deite os 150 ml de azeite noutra frigideira, leve ao lume e junte as cebolas cortadas em rodelas. Quando começarem a alourar, tempere com a paprica e o vinagre e deixe cozinhar mais alguns minutos. Deite sobre as lulas e sirva com as batatas cozidas.

Massa com atum

 Ingredientes

250 g de esparguete

350 g de atum de conserva

1-cebola média

1-cebola pequena para cozer a massa

Alecrim a gosto

50 ml de azeite

2-tomates médios maduros

Pimenta a gosto

Sal a gosto

Preparação:

Escorra o atum e desfie-o com um garfo; reserve. Coza a massa num tacho com água temperada com um pouco de sal e uma cebola descascada. Quando a massa estiver cozida, escorra-a com uma escumadeira e reserve. Entretanto, coloque o azeite, a cebola picada, os tomates sem pele cortados em pequenos pedaços numa frigideira e cozinhe em lume brando até o tomate começar a ficar desfeito. Adicione o atum e tempere com pimenta e alecrim picado. Mexa e cozinhe em lume brando cerca de 4 a 5 minutos. Desligue o lume, envolva a massa no atum e sirva.

ARROZ COM ATUM NO FORNO

Ingredientes:

Atum de conserva, arroz, azeite, tomate, cebola

250 g de arroz

350 g de atum de conserva

1 a 2 gemas de ovo

50 ml de azeite

1 -folha de louro

2-tomates médios

1-cebola grande

Pimenta (a gosto)

Sal (a gosto)

Preparação:

Coloque o tomate sem pele cortado em pedaços, a cebola picada, o azeite e a folha de louro num tacho e cozinhe em lume brando até o tomate começar a desfazer. Adicione o arroz e tempere com sal. Mexa, deite a água (o dobro do volume do arroz) e deixe ferver em lume médio-alto. Quando começar a ferver, reduza para lume brando e coza o arroz cerca de 10 a 12 minutos. Quando o arroz estiver quase cozido, adicione o atum e tempere com um pouco de pimenta. Misture o atum no arroz e cozinhe mais 2 a 3 minutos.

Coloque a mistura do arroz e atum numa assadeira e pincele com gema de ovo ligeiramente batida. Arroz com atum numa assadeira Leve ao forno até dourar, cerca de 35 a 40 minutos. Desligue o forno e sirva.

Frango na púcara

Ingredientes: 

1-frango grande

150 g de bacon

3-tomates maduros

1-cebola grande

3-dentes de alho

0,5 dl de azeite

1, 5 dl de vinho branco

1-colher (chá) de pimentão-doce

1-folha de louro

1-ramo de salsa

Sal e piripiri q.b.

Preparação: 

Arranje o frango, corte-o em pedaços, deite-os para uma tigela e tempere-os com os dentes de alho picados finamente, o pimentão-doce, sal, piripiri e o vinho branco. Envolva e deixe marinar durante 20 minutos. 

Descasque e lave a cebola e pique-a finamente. Retire o courato ao bacon e corte-o em cubinhos. Lave e escalde os tomates, retire-lhes a pele e as pevides e corte-os em cubos. 

Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte o frango escorrido, a folha de louro, o ramo de salsa, a cebola e o bacon e deixe refogar até que o frango fique douradinho. Adicione depois o tomate e a marinada da carne e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, durante aproximadamente 40 minutos. 

Acrescente um pouco de água se necessário enquanto cozinha, retifique os temperos, retire do lume e sirva decorado a gosto e acompanhado com arroz branco ou puré de batata. 

Bolas de Berlim

Ingredientes:

220ml de água morna

500g de farinha brioche (Branca de Neve)+canela açúcar

Preparação:

1-Na cuba da MFP coloca a água e a farinha. Seleciona o programa "massa/amassar" (1h30) e espera que termine. Entretanto prepara o creme de pasteleiro que precisará de arrefecer..

2-Depois do programa da MFP terminar coloca a massa sobre uma banca polvilhada com farinha. Estica a massa com a ajuda de um rolo. Com um copo, corta rodelas de massa e coloca-as num tabuleiro também polvilhado com farinha. Tapa-as com um pano e deixa levedar por 30 minutos..

3-Aquece o óleo. Depois de quente leva a fritar em lume brando (mínimo) até ganharem cor de ambos os lados. Retira-as para um recipiente com um papel absorvente... Passa-as por canela e açúcar. Recheia com o creme de pasteleiro e delicia-te!

Creme de pasteleiro:

Para este creme vais precisar de:

1-chávena de açúcar

1/2 chávena de água

400ml de leite

3-colheres de sopa de amido de milho

6-gemas

1/2 colher de sopa de manteiga

Ferve a água com o açúcar por cerca de 5 minutos. Depois dessa calda pronta, retira-a do fogão e adicione a manteiga quando ela estiver morna. Num recipiente coloca o leite e o amido de milho e mistura com um fole. Acrescenta as gemas, peneiradas, e mistura novamente. Depois de uniformemente misturado, junta esta mistura à calda do açúcar com a manteiga. Leva novamente ao fogão e mistura com a ajuda de um fole até ficar um creme espesso. Deixa o creme arrefecer. Coloca-o num recipiente de vidro à medida e tapa com película aderente (o creme deve tocar na película). Reserva no frio até à hora de rechear.

Bolinhos de coco

Ingredientes:

200 g de coco ralado

100 g de açúcar

50 g de queijo parmesão ralado

50 g de manteiga

150 g de farinha de trigo

manteiga para untar

Preparação:

Aqueça o forno a 160º C (temperatura baixa). Unte 12 forminhas para quindim com manteiga. Reserve. Num recipiente, coloque todos os ingredientes e mexa até obter uma mistura homogênea. Despeje o creme dentro de cada forminha. Leve ao forno por 25 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Retire do forno, desenforme e sirva.

Molotof


Ingredientes:

10-claras de ovo

20-colheres de açúcar bem cheias

Preparação:

Bata as claras cerca de 2 minutos (não claras-em-castelo)

Adicione o açúcar, uma colher de cada vez, e vá batendo

Continue a bater as claras ficarem cremosas (em suspiro)

Unte uma forma com caramelo e adicione as claras batidas

Cozedura

Pré-aqueça o forno a cerca de 180 graus

Ponha a forma no forno durante 10 minutos

Desligue o forno

Deixe o molotof no forno fechado e desligado durante 10 minutos

Retire do forno e desenforme a seguir (não pode ficar na forma senão não desenforma)

Nota importante: Esta receita pode ser feita com qualquer número de claras. Por exemplo, para 5 claras são 10 colheres de açúcar e 5 minutos no forno…


Pudim branco

 

Ingredientes:

1-lata de leite condensado

3dl de leite de coco

100g de coco ralado

10-folhas de gelatina incolor

0.5dl de leite

5dl de natas

50g de açúcar

Preparação:

Misture o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado numa tigela

Coloque as folhas de gelatina de molho durante 2 minutos em água fria. Escorra-as e leve ao lume com o leite até derreterem. Misture.

Bata as natas bem frias em castelo firme com o açúcar e adicione à mistura. Verta para uma forma com aproximadamente 20cm de diâmetro passada por água fria.

Leve ao frigorifico até ficar bem sólido. Pode demorar várias horas, o melhor é fazer de um dia para o outro.

Retire e desenforme, virando para um prato de servir. Decore com coco ralado, framboesas e folhas de hortelã. Sirva fresco.


sábado, 28 de novembro de 2020

Bolo de Natal dos Açores

Ingredientes:

1-kg farinha de trigo sem fermento

1-kg açúcar

6-ovos

250 gr manteiga

2-colheres de chá fermento em pó

1-chávena mel de cana ou melaço

1-chávena compota o sabor é à sua escolha

250 gr frutas cristalizadas

250 gr frutos secos nozes, amêndoas, avelãs, pinhões picadas miudinhas

frutos secos Ameixa seca, passas, sultanas, figos secos

1-cálice vinho do Porto

canela em pó q.b.

cravo-da-índia q.b.

Preparação.

De véspera, pique as frutas miudinhas e envolva bem em farinha com 1 colher de chá de fermento.

No dia, bate-se o açúcar com os ovos inteiros, as especiarias e a manteiga, que convém estar macia. Junta-se a farinha, o melaço, os doces e as bebidas espirituosas. Bate-se bem, a deixar a massa macia, mas nem muito mole nem muito dura.

Junta-se ao bolo a fruta, envolvendo bem. (pode mexer com as mãos porque a massa fica muito pesada).

Vai ao forno, em forma untada e enfarinhada, durante 1 1/2 a 2 horas, em lume baixo para não queimar. Não deixar secar muito.

Para que o bolo não escureça muito por baixo, pode-se forrar a forma com papel vegetal untado. Por cima pode-se colocar uma folha de papel vegetal.


Doce serradura

Ingredientes:

370 gr leite condensado uma lata tradicional

200 gr bolacha Maria

400 ml natas para bater

Preparação:

Triture as bolachas Maria e reserve. Pode utilizar a picadora é mais prático.

Bata as natas bem frias até ficarem bem cremosas. Reserve uma parte para a cobertura.

Misture a outra parte das natas batidas com o leite condensado e misture muito bem.

Numa tigela de ir á mesa, cubra o fundo com uma pequena camada das bolachas trituradas.

Cubra com uma camada do preparado de leite condensado e natas e repita a operação até terminar o preparado. A última camada deverá ser de bolacha.

Adicione as natas batidas, que reservou no inicio.

Polvilhe com bolacha ralada. Leve ao frigorifico pelos menos 3 horas, para solidificar.


Rabanadas à moda antiga

Ingredientes:

500 gr pão de cacete

300 gr açúcar branco

1-colher de sopa manteiga

1-unid pau de canela

1-unid limão casca

2-unid ovos gemas

7,5 dl vinho tinto verde ou maduro

2-unid ovos

250 gr mel

1-colher de sobremesa canela em pó

q.b. óleo vegetal para fritar

Preparação:

Corta-se o cacete em fatias com cerca de 1 cm de espessura. Leva-se ao lume o açúcar com 2 dl de água, a manteiga, o pau de canela, a casca de limão e uma pitada de sal.

Deixa-se ferver durante 5 minutos. Retira-se do lume e introduzem-se as fatias de pão na calda bem quente. Escorrem-se sobre uma peneira ou passador.

Em seguida, passam-se as fatias pelas gemas batidas com os ovos inteiros e alouram-se em óleo quente. À medida que se vão fritando as rabanadas, põem-se numa travessa funda e polvilham-se com açúcar e canela.

À parte, mistura-se o vinho tinto com o mel, a canela em pó e, se o vinho for verde ou agreste, açúcar. Leva-se ao lume só para levantar fervura e deita-se sobre as rabanadas. Viram-se com cuidado para não se partirem.

Notas

As rabanadas servem-se no dia seguinte, ao pequeno-almoço ou como sobremesa.

Bacalhoada á portuguesa

Ingredientes:

500 g bacalhau

500 g batatas

3-tomates maduros

1-pimento verde

1-pimento vermelho

2-cebolas

azeite

dentes alho

sal

Preparação:

Coloque o bacalhau coberto por água fervente, dando um ligeiro cozimento, escorra e reserve esta água.

Desfie em postas menores e refogue com o azeite, o alho e os pimentos cortados em fatias compridas.

Corte as batatas, os tomates e as cebolas em rodelas.

Monte em uma panela ou forma, para fazer o cozimento dos outros ingredientes no vapor da seguinte maneira: Coloque uma camada de bacalhau ( já preparado anteriormente), uma camada de batata, uma de tomate, uma de cebola e regue com bastante azeite e um pouco de água da cozedura do bacalhau.

Repita as camadas e depois leve ao forno para o cozimento. Quando as batatas estiverem cozidas, está pronto.

Costeletas cremosas com batata assada


Ingredientes:

4-costeletas de porco

2-dentes de alho

100 ml de natas

2-colheres (sopa) de azeite

1-colher (chá) de pimentas moídas

Sal q.b.

Preparação:

Para as batatas: 700 g de batatinhas 100 ml de azeite 1 colher (sopa) de orégãos Sal e pimenta q.b.

Prepare as batatinhas, mantendo-lhes a pele e cortando-as em metades. Disponha-as num tabuleiro, regue-as com o azeite e tempere com sal, pimenta e os orégãos. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 25 minutos.

Leve ao lume uma frigideira com o azeite e os alhos esmagados. Junte as costeletas, tempere com sal e deixe alourar. Retire e reserve.

Na mesma frigideira, deite as natas e as pimentas e mexa bem. Adicione novamente as costeletas e envolva, deixando cozinhar um pouco. Sirva as costeletas com o molho de pimentas e as batatas assadas.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

BACALHAU ESPECIAL PARA A CONSOADA

INGREDIENTES: 

4-Postas de Bacalhau demolhado do lombo

16-Batatinhas novas

8-Fatias de Bacon fumado

10-Dentes de Alho

80g de Broa de milho

1-Colher (sopa) de Sultanas pretas

1-Colher (sopa) de Amendoins

1-Colher (sopa) de Amêndoas

Salsa

300g de Caldo verde

Azeite, Sal e Pimenta preta

PREPARAÇÃO:

Corte as fatias de bacon ao meio e reserve. Coza as batatinhas, inteiras e com pele, em água temperada com sal. Escorra, pele-as e envolva uma metade de fatia de bacon em cada batatinha. Prenda com um palito e reserve. Na picadora, triture a broa com as sultanas, os amendoins, as amêndoas, uns raminhos de salsa e um fio de azeite.

Reserve. Regue o fundo de uma assadeira com azeite, disponha as postas de bacalhau com a pele virada para baixo e distribua as batatinhas enrolados com bacon e 6 dentes de alho esmagados. Regue tudo com um fio generoso de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos.

Retire e cubra cada posta com o preparado de broa e frutos secos. Leve novamente ao forno por mais 20 minutos, até dourar. Enquanto isso, aqueça um fio azeite e salteie os restantes dentes de alho picados com o caldo verde. Tempere com sal e pimenta e reserve. Retire o bacalhau do forno e sirva com o caldo verde salteado.

COELHO COM COGUMELOS

 

Ingredientes:

1-coelho

2-cebolas grandes

5-dentes de alho

1-copo de vinho branco

cogumelos frescos ou enlatados

azeite q.b.

1-caldo de galinha

1-ramo de salsa

sal q.b.

Preparação:

Na véspera cortar o coelho aos bocados e temperar com o alho e a salsa picados e um pouco de sal e reservar ao fresco.

Ao outro dia deitar o azeite numa panela, sacudir o alho e a salsa dos bocados de coelho alourar no azeite sem deixar queimar e reservar.

Cortar as cebolas as rodas e fritar no azeite( se o azeite for demais retirar e deixar a gosto) sem deixar queimar, meter os bocados do coelho no tacho, deitar o copo de vinho branco e de água, os cogumelos, o caldo de galinha e deixar estufar em lume brando até o coelho estar tenro

( se for necessário acrescentar mais um bocadinho de mistura vinho branco e água).

Retificar os temperos e servir com arroz ou batatas fritas.

Na marinada

CARNE ESTUFADA COM CENOURA E CEBOLA

 

Ingredientes:

1kg de Carne de Vitela

2-Cenouras

2-Cebolas

3-Dentes de Alho

Sal

Azeite

Vinho Branco

Preparação:

Temperar a carne com sal e os dentes de alho.

Colocar ao lume as cenouras cortadas, as cebolas cortadas em quartos, a carne bem regada com azeite e um toque de vinho branco.

Deixamos cozinhar lentamente em lume brando, virando a carne algumas vezes.

Dependendo da carne, pode levar mais ou menos tempo a cozinhar, mas em geral cerca de 1 hora.

Servimos fatiada com o molhinho.

FRANCESINHA À MODA DO PORTO

Ingredientes:

Molho:

1-cerveja

1-caldo Knorr

2-folhas de louro

1-colher de sopa de margarina

1-cálice de vinho do porto

1-colher de sopa de Maizena

2-colheres de sopa de polpa de tomate

1/2 copo de leite

piripiri q.b.

ovo (opcional)

Sandes:

2-fatias de pão-de forma alto

fiambre q.b.

queijo q.b.

salsichas

linguiça

1-bife

Preparação:

Dissolver o caldo Knorr na cerveja, levar ao lume e juntar os outros ingredientes, com exceção da Maizena e do leite. Mexer por 5m.

Dissolver, à parte, a Maizena com o leite frio e juntar ao preparado, mexendo atá engrossar.

Retirar o louro e triturar bem o preparado com a varinha mágica.

Levar ao lume mais um pouco e reservar.

Na sande, colocar fiambre, o bife grelhado, 1 salsicha cortada a meio (na vertical) e linguiça cortada de igual forma, tudo em camadas.

Tapa-se a sande com o pão e por cima, coloca-se o ovo estrelado (opcional) e depois cobre-se a sande com fatias de queijo em todos os lados.

Por fim, regar com o molho e levar ao forno 15 a 20m.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Pudim de Café

Ingredientes:

8-ovos

2-latas de leite condensado com 397g cada

4-colheres de sopa bem cheias de café solúvel

300 ml de leite

200 ml de natas

50 ml de whisky

Caramelo líquido q.b.

1-forma de pudim com capacidade para 2 litros

Preparação:

1-Num tachinho leve ao lume o leite e o café.

Mexa com uma vara de arames até que o leite fique morno.

Depois do leite morno, retire do lume e misture o whisky.

2-Numa tigela coloque o leite condensado, os ovos partidos e as natas.

Bata um pouco e aos poucos adicione o leite com o café.

Bata até que tudo fique bem misturado.

3-Forre a forma com o caramelo líquido.

Com cuidado, verta o líquido para dentro da forma.

Tape a forma e coloque-a dentro de um tacho largo.

Verta a água para dentro do tacho sem ultrapassar a forma do pudim.

4-Leve a cozer ao forno pré-aquecido nos 190ºC, durante 1 hora e 20 minutos.

Antes de retirar, verifique se o pudim está cozido com um palito.

Depois do pudim cozido, deixe arrefecer até amornar e desenforme.

Após o pudim desenformado guarde no frigorífico até que fique fresco.

Depois de frio está pronto a servir.

Bifes com Cogumelos e Manteiga de Alecrim

 

Ingredientes:

2-bifes do lombo ou da vazia

200g de cogumelos frescos laminados

2-dentes de alho picados

1-colher de chá bem cheia de mostarda amarela

1-raminho de folhas de alecrim fresco, picadas

80g de manteiga

Sal q.b.

Preparação:

1-Tempere os bifes de ambos os lados com sal e esfregue bem.

2-Numa tigela, coloque a manteiga cortada em pedaços, os alhos, a mostarda e o alecrim picado.

Misture muito bem até que fique uma pasta.

3-Numa frigideira leve ao lume metade da pasta e deixe aquecer.

Frite os bifes de ambos os lados em lume médio.

Tenha atenção para não deixar queimar a manteiga.

Depois dos bifes fritos a gosto, retire-os para pratos individuais.

4-Numa outra frigideira, coe a gordura que sobrou dos bifes num passado fino metálico.

Junte os cogumelos e deixe saltear até que estes percam a água.

Por fim, junte a restante pasta e deixe saltear mais um pouco até que tudo fique quente.

Tenha atenção especial para não deixar alourar o alho.

Sirva os bifes com os cogumelos e o molho por cima

Almôndegas com Molho de Tomate


Ingredientes :

700 g de carne de vaca picada

100 g de bacon cortado em pedaços

1-cebola pequena picada

1-ovo

3-colheres de sopa de pão ralado

Sal

Pimenta preta

Folhas de orégãos secas

4-colheres de sopa de azeite

2-dentes de alho picados

1-folha de louro

300 g de polpa de tomate

125 ml de vinho branco

350 ml de caldo de carne natural

1-colher de sopa rasa de açúcar mascavado

Folhas de manjericão frescas picadas

Queijo parmesão ralado na hora

Preparação:

1-Na picadora ou num processador, coloque a cebola e o bacon.

Triture tudo até que fique uma pasta.

2-Tempere a carne com sal e pimenta.

Junte folhas de orégãos a gosto e a mistura do bacon com a cebola.

Junte também o ovo partido e o pão ralado.

Misture tudo muito bem.

3-Retire colheres de sopa da carne e molde bolas compactas.

4-Numa frigideira larga, leve ao lume o azeite, a folha de louro e o alho.

Mexa e deixe aquecer sem deixar fritar o alho.

Coloque as almôndegas e deixe-as fritar ligeiramente de ambos os lados.

5-Entretanto, num recipiente, misture a polpa de tomate, o caldo de carne e o vinho branco.

6-Depois das almôndegas loirinhas, junte o molho de tomate e deixe cozinhar em lume forte durante 7 minutos.

Passado o tempo, junte o açúcar mascavado e retifique os temperos de sal e pimenta.

Mexa e deixe cozinhar mais 7 minutos.

7-Passado o tempo e quando o molho estiver apurado, apague o lume e misture as folhas de manjericão.

Por fim, polvilhe com o queijo ralado.

Carne de Vaca Guisada com Esparguete

Ingredientes:

600g de carne de vaca para estufar cortada em cubos

320g de esparguete

Azeite

1-cebola picada

4-dentes de alho picados

1-folha de louro

200g de tomate pelado

6-colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate

2-cenouras cortadas em cubinhos

250 ml de vinho branco

1-colher de chá de folhas de orégãos secas

Sal

Pimenta preta

Preparação:

1-Num tacho largo, leve ao lume 3 colheres de sopa de azeite, a cebola, o alho e o louro.

Mexa e deixe refogar um pouco.

2-Ao refogado, junte a carne.

Tempere com sal e pimenta.

Mexa e deixe fritar até que a carne ganhe cor.

3-Adicione o tomate pelado e a polpa de tomate.

Mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos.

4-Passado o tempo, junte o vinho branco e meio litro de água quente.

Tape e deixe cozer em lume médio durante 40 minutos.

Caso seja necessário, a meio do tempo, adicione água.

5-Passado o tempo, junte a cenoura e mais meio litro de água quente.

Tape e deixe cozinhar durante 15 minutos.

6-Passados os 15 minutos e quando a carne estiver cozida, junte o esparguete e mexa muito bem com um garfo até que a massa amoleça.

Caso seja necessário, acrescente mais um pouco de água quente.

Deixe cozer aproximadamente 10 minutos até que a massa fique "al dente".

7-Por fim, apague o lume e polvilhe tudo com os orégãos secos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Bacalhau à margarida da praça

Ingredientes:

1-kg de batatinhas novas

água

sal

2-postas altas de bacalhau

3 a 4 cebolas

4 a 5 dentes de alho

azeite virgem extra

Preparação:

Ponha as batatinhas a cozer num tacho com água temperada com sal.

Escalde as postas de bacalhau em água a ferver durante 4 a 5 minutos, escorra e enxugue-as bem. Asse-as em seguida numa chapa ou sobre as brasas, de preferência.

Entretanto descasque as cebolas e os dentes de alho, corte em rodelas e leve ao lume com azeite virgem extra até estarem macias.

Quando o bacalhau estiver assado, cubra-o com a cebolada

Dica:Sirva acompanhado com as batatinhas cozidas.

Arroz de carne à jardineira

Ingredientes:

Arroz Vaporizado Cingalá 200 g

Cebolas-2

Dentes de alho-2

Azeite-50 ml

Carne de novilho cortada em cubos 600 g

Polpa de tomate-150 g

Vinho branco 1/2 copo

Cenoura-1

Ervilhas -200 g

Água/caldo de carne -700 ml

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Preparação:

Levar um tacho ao lume, deixar aquecer, e adicionar o azeite.

Adicionar a cebola e o dente de alho picado e deixar refogar.

Juntar a carne e misturar.

Temperar com sal, adicionar a polpa de tomate e o vinho branco.

Misturar e deixar apurar com o tacho tapado.

Adicionar a cenoura cortada em triângulos e deixar cozinhar por meia hora.

Verter a água e deixar ferver. Nessa altura, juntar o arroz e as ervilhas e deixar cozinhar por 15 minutos.

Servir de imediato.

Bife de atum à madeirense

Ingredientes:

Atum cortado em postas-1 kg

Azeite-1 dl

Cebola-1

Tomate-2

Salsa Picada q.b.

Colorau-1 colher de chá

Tempero Alho & Salsa 2 cubos

Batatinhas novas 800 g

Preparação:

Lave as postas de atum.

Leve ao lume um tacho com o azeite e a cebola cortada em meias luas. Deixe refogar.

Acrescente o tomate em pedacinhos, a salsa, o colorau e o Knorr Tempero Alho & Salsa. Deixe apurar e junte as postas de atum, virando as postas de vez em quando, até estarem douradas de ambos os lados. Acrescente, se necessário, mais um pouco de água e deixe cozinhar.

Borrife com água à medida o refogado for reduzindo, para não queimar o peixe.

À parte, coza em água com sal as batatinhas novas descascadas e lavadas.

Tape o tacho e desligue o lume. O atum deve repousar uns minutos antes de ser servido. Sirva numa travessa com as batatinhas cozidas e o molho por cima.


terça-feira, 24 de novembro de 2020

Infusão de cidreira com gengibre

 

Ingredientes:

1- l água

2-saquetas infusão de cidreira Pingo Doce

4-rodelas de gengibre

4-rodelas de limão

2-pau de canela

Preparação:

1-Aqueça a água numa chaleira.

2-Coloque-a dentro de um bule, junte as duas saquetas de infusão, as rodelas de gengibre e de limão e os paus de canela e misture.

3-Tape e deixe descansar 10 minutos. Sirva quente.

4-Nota: informação nutricional não apresentada pelo facto de os valores em causa serem residuais, desde que não haja mel adicionado


Cacau quente

Ingredientes:

200 g chocolate preto 70% cacau

1 l leite gordo

4,5 c. sopa amido de milho

4 c. sopa cacau em pó

2,5 c. sopa açúcar

Preparação:

1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e reserve.

2. Deite o leite num tacho. Misture o amido de milho com o cacau, junte-os ao leite, mexa bem com uma vara de arames e leve a lume brando.

3. Junte o açúcar e deixe aquecer, mexendo sempre até quase levantar fervura.

4. Adicione o chocolate derretido e deixe espessar em lume brando, mexendo sempre com a vara de arames até obter a consistência desejada.

5. Divida pelas chávenas e sirva.

Massada de peixe

Ingredientes:

700 g maruca

1,5 l água

1-c. de sobremesa sal

500 g camarão (cascas e cabeças)

200 g tomate

5-dentes de alho

0,3 dl azeite virgem extra

150 g cebola picada

100 g alho-francês em rodelas

200 g cenoura

1-folha de louro

250 g massa macarronete

1-emb. coentros (escolhidos e lavados)

Preparação:

1-Numa panela, coloque o peixe e cubra com cerca de litro e meio de água. Junte o sal e leve ao lume. Deixe ferver 10 minutos e retire o peixe com uma escumadeira. Introduza as cascas e as cabeças dos camarões no caldo da cozedura do peixe e deixe ferver.

2-Descasque e pique os dentes de alho, pele as cenouras e corte-as em rodelas.

3-Num tacho, com o azeite salteie os dentes de alho picados e, quando começarem a alourar, o alho-francês e a cebola picada. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios. Adicione as rodelas de cenoura, o tomate e a folha de louro. Tape e deixe cozinhar sobre lume brando até o tomate estar macio.

4-Triture as cascas e as cabeças dos camarões com a varinha mágica e coe o caldo com um passador de rede. Deite o caldo sobre o refogado e quando levantar fervura, introduza a massa. Tape e deixe cozer até estar al dente.

5-Limpe o peixe de peles e espinhas e desfaça-o em lascas grandes. Junte o peixe e os coentros à massa e sirva imediatamente.

Medalhões de pescada no forno com crosta de aveia

Ingredientes:

4-colheres de sopa de flocos de aveia

1-colher de sopa de sementes de sésamo

1-medida de Caldo Knorr Granulado de Legumes

4-medalhões de pescada

1-colher de sopa de mostarda Calvé

250 g de tomate mini alongado

Azeite1 limão

Preparação:

1-Ligue o forno para os 180 ºC.

2-Num prato fundo misture os flocos de aveia com as sementes de sésamo e o Caldo Knorr Granulado Legumes e mexa bem.

3-Barre os medalhões de pescada com a mostarda, envolva-os na mistura preparada e disponha-os sobre um tabuleiro de forno.

4-À volta dos medalhões de pescada, disponha o tomate cortado ao meio, regue tudo com um fio de azeite e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

Pescada no Forno

Ingredientes:

5 a 6 postas de Pescada 

2-cebolas grandes

2-tomates maduros grandes

Vinho branco q.b.

Sal q.b.

2-nozes de manteiga

2-alhos picados

Azeite q.b.

1/2 pimento vermelho

1-limão

Preparação:

Quando comprar a pescada congelada peça para partir em postas bem altas, cerca de 3 dedos de altura.

Coloque a descongelar temperada com sumo de um limão e pedras de sal.

Num pirex disponha uma cama de cebola e regue com azeite, coloque a pescada por cima e espalhe o tomate partido em pedaços.

Acrescente o pimento às tiras, o alho e um pouco de vinho branco. Tempere com sal.

Coloque umas nozes de manteiga por cima do peixe. Leve ao forno bem quente.

Quando tiver cerca de 10 a 15 minutos no forno, vire as postas com muito cuidado e veja se o assado está com muito molho, caso esteja retire um pouco. Deixe o peixe dourar!

Sirva com batata assada e arroz branco.

Creme de batata-doce com salteado de cogumelos

Ingredientes:

600 g de batatas-doces

200 g de cogumelos

100 g de aipo

1-cebola

4-dentes de alho

50 ml de azeite + 1 fio de azeite

Orégãos q.b.

Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque e lave as batatas-doces, a cebola e 3 dentes de alho, corte tudo em pedaços e deite numa panela. Arranje o aipo, lave-o, corte-o em pedaços e junte à panela. Cubra com água, tempere com sal, leve ao lume e deixe cozinhar durante 40 minutos.

Rectifique os temperos, acrescente mais água se necessário, regue com o 0,5 dl de azeite, deixe ferver e retire do lume. Triture muito bem com a varinha e reserve.

Arranje e lave os cogumelos e lamine-os. Descasque e pique o restante dente de alho. Leve uma frigideira ao lume com o fio de azeite e o alho, adicione os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ficarem macios. Polvilhe com orégãos, retire do lume e sirva com a sopa


segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Polvo em tomilho com batata-doce

 

Ingredientes:

800g de polvo limpo

800g de batata-doce

4-paus de canela

1-colher de sopa de manteiga

1/2 colher de sopa de caril

Tomilho q.b.

Azeite, pimenta preta e sal q.b.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200°C;

Ferva água numa panela de pressão.

Espete um garfo na cabeça do polvo para que não perca a pele durante a cozedura.

Mergulhe na água a ferver por 2 segundo e retire de seguida.

Repita esta operação 3 vezes consecutivas.

Feche a panela com o polvo e quando começar a sair a pressão, deixe cozer 15-20 minutos.

Cubra generosamente o fundo de uma assadeira com azeite, disponha os ramos de tomilho, os paus de canela e o polvo cozido escorrido, envolvendo-o no azeite.

Leve ao forno por 10 minutos.

Coza as batatas com pele em água com sal.

Quando estiverem macias, deixe arrefecer um pouco para descascar.

Reduza as batatas a puré, misturando a manteiga e o caril.

Faça quenelles com a ajuda de duas colheres de sopa e sirva com o polvo.

Polvo no tacho á portuguesa

Ingredientes:

1-Polvo congelado com cerca de 3kg

2-cebolas

3-dentes de alho

1-folha de louro

1, 5 dl de azeite

1-pimento verde

1-pimento vermelho

1-lata pequena de tomate pelado

2-dl de vinho branco

1-raminho de salsa

750g de batatinhas

Água de cozer o polvo q.b.

Sal e pimenta acabada de moer

Preparação:

Deixe descongelar o polvo, leve ao lume um tacho com água abundante e deixe-a ferver, limpe e lave o polvo. Mergulhe-o na água a ferver durante 3 vezes, depois deixe-o no tacho para cozer durante 40 minutos. Retire-o para uma travessa.

Leve ao lume outro tacho com a cebola cortada em meias luas, os alhos picados , o louro e o azeite deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte o tomate picado, o vinho, mexa e deixe ferver durante 5 minutos. Junte os pimentos cortados em tiras finas sem as pevides e as peles brancas, misture, junte o polvo cortado em pedaços, as batatinhas descascadas e um pouco da água de cozer o polvo, misture tape e deixe cozinhar em lume brando durante 20 minutos sacudindo o tacho de vez em quando. Verifique o sal e a pimenta sirva quente polvilhado com salsa picada.

BOLO DE BOLACHA DO MONTE

Ingredientes:

2-pacotes de bolacha tostada

4-gemas de ovo

125 g manteiga

200 g açúcar

1-caneca café muito forte

Bolacha tostada ralada

Preparação:

Bater as gemas, o açúcar e a manteiga muito bem até a mistura ficar cremosa.

Fazer café forte e passe as bolachas, uma a uma pelo café sem açúcar, não muito quente, e deixam-se arrefecer.

Coloca-se uma primeira camada de bolachas num prato, e depois barra-se com o creme

Depois volta-se a colocar outra camada de bolachas embebidas em café e depois o creme, e assim sucessivamente.

Por fim barra-se o bolo por fora e polvilha-se com a bolacha ralada.

Cozido à Portuguesa

Ingredientes.

1-kg de carne de vaca

1-chispe

1-orelheira

1-chouriço de sangue

1-chouriço de carne

1-farinheira

200 g de toucinho entremeado

1-morcela de arroz 

1-couve portuguesa

1-couve lombarda

2-nabos

4-cenouras

6-batatas

5-dl de feijão branco

450 g de arroz

300 g de pão

hortelã

sal

Preparação:

Numa panela grande cozem-se com água o chispe, a orelheira, o toucinho e a carne de vaca. Quando as carnes estiverem quase cozidas, juntam-se os enchidos picados com palitos de madeira (para não rebentarem).

Depois de tudo cozido, tiram-se as carnes para outro recipiente, regando-as com um pouco de caldo.

Retira-se o caldo necessário para fazer o arroz, que deverá ser solto. Regra geral, o caldo deve ter duas vezes o volume do arroz.

Entretanto, têm-se já preparadas as hortaliças. Introduzem-se na panela, primeiro as cenouras e os nabos, depois as couves e, finalmente, as batatas.

À parte tem-se cozido o feijão branco. Escorre-se e mantém-se quente, regando-o com um pouco do caldo do cozido.

Depois de cozidas as hortaliças, retiram-se do caldo.

Corta-se o pão para uma terrina, espalham-se por cima raminhos de hortelã e rega-se com o caldo.

O cozido serve-se colocando o arroz no centro da travessa. Enfeita-se com os enchidos cortados ás rodelas. À volta dispõem-se as carnes cortadas, alternadas com montinhos de couves, cenouras, nabos, batatas e feijão branco.

Bitoque à Portuguesa

Ingredientes:

2-bifes de vaca, vitela ou porco

2-ovos

1-chávena de arroz

1-caldo Knorr

salada a gosto

manteiga q.b.

óleo q.b.

alhos picados q.

louro q.b.

2-chávenas de água

vinho branco q.b.

mostarda q.b.

Preparação:

Comece por temperar os bifes, bata os se necessitarem e tempere com sal, pimenta, louro e alhos picados.

Leve um tacho ao lume com um alho esmigalhado e um pouco de azeite.

Quando começar a ferver coloque o arroz.

Mexa e acrescente a água e o caldo de Knorr e deixe cozer ate ficar sem água no tacho.

Numa frigideira coloque um pouco de manteiga e óleo.

Coloque os bifes e deixe fritar de ambos os lados.

Assim que estiverem fritos coloque um pouco de vinho branco e uma colher de sopa de mostarda, deixe apurar e desligue.

Frite as batatas e escorra as em papel absorvente.

Numa frigideira pequena coloque um pouco de manteiga e frite os ovos.

Num prato coloque um bife, um pouco de molho, o ovo por cima do bife.

Coloque de um lado um pouco de arroz e do outro batatas fritas, acompanhe com salada e azeitonas pretas.

Prego no pão

Ingredientes:

1-pão bola português ou pão francês 

1-bife de 150 g de filé mignon

2-fatias de queijo prato

2-fatias de presunto

1-ovo frito

Óleo para fritar

Preparação:

Frite o filé mignon na chapa ou frigideira até o ponto que preferir. Em seguida, coloque em cima a fatia de presunto e o queijo - deixe derreter. Reserve.

Frite um ovo no ponto que desejar.

Monte o sanduíche na seguinte ordem: filé, presunto, queijo e ovo frito.

Sirva com molho picante.

domingo, 22 de novembro de 2020

Pescada com Natas

Ingredientes:

800-g de pescada

800-g de batatas aos cubinhos 

1-Cebola picada

2-Dentes de alho picados

3-Cenouras raladas

1-dl de azeite

1-Caldo Knorr de marisco

1-Embalagem de queijo mozarela ralado

Molho bechamel:

1-l de leite

90-g de farinha

60-g de margarina

200-ml de natas

Sal q.b.

Noz-moscada q.b.

Preparação:

Numa panela, deite água, o caldo de marisco e leve ao lume. Quando começar a ferver, junte a pescada e deixe cozer. Retire as peles e as espinhas à pescada e reserve.

Frite as batatas e reserve.

Num tacho, deite a cebola, os alhos, as cenouras e o azeite, leve ao lume e deixe refogar um pouco.

Junte a pescada, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Por fim junte as batatas, deixe cozinhar mais 3 minutos envolvendo tudo muito bem.

Retire do lume e deite o preparado num tabuleiro de pirex e reserve.

Faça o molho, num tacho deite a farinha, junte o leite aos poucos mexendo bem para que a farinha fique dissolvida.

Deite as natas, a margarina, o sal e a noz-moscada. Leve em lume brando mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e deite por cima do preparado anterior, polvilhe com o queijo.

Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 15 minutos.

Frango Assado no Forno com Orégãos

Ingredientes:

1-Frango cortado aos pedaços

50g margarina

3-Colheres (sopa) de massa de pimentão

2-Dentes de alho

Sal q.b.

Piripiri q.b.

1-Colher (café) de colorau

1-Colher (sobremesa) de orégãos

1-Limão (sumo)

1-Dl de vinho branco

Batatas cortadas aos cubos q.b.

Preparação:

Coloque a margarina uma tigela a derreter no micro-ondas durante alguns segundos.

Junte as colheres de pimentão e misture bem, junte os alhos ás rodelas, sal, piripiri, orégãos, o colorau e o sumo de limão, envolva bem e pincele o frango com esta mistura.

Leve o frango a marinar no frio durante pelo menos 2h.

Coloque num pirex as batatas (com um pouco de sal) e o frango e regue com o vinho branco.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos.

Bolo de Laranja e Amêndoa


Ingredientes:

320 g de açúcar

250 g de farinha

140 g de amêndoa moída

5-ovos

2-laranja raspa e sumo

1-colher (sopa) de fermento em pó

Margarina para untar

Farinha para polvilhar

Preparação:

Bate-se as claras em castelo e reserva-se.

Bate-se o açúcar com as gemas, junta-se a raspa e o sumo das laranjas, mexe-se bem.

Incorporam-se as claras em castelo, alternando com a farinha, o fermento e as amêndoas.

Ligue o forno a 180ºC, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Verta na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar bem cozido.

Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um


Bolo de Mel e Limão

 

Ingredientes:

5-Ovos

100 g de Açúcar

125 g de Farinha

1-dl de Mel

1-dl de Azeite

1-Colher de Chá de Canela

1-Colher de Chá de Fermento em Pó

1-Limão

Preparação:

Batem-se as gemas com o mel, a canela e a casca do limão ralada.

Junta-se o azeite em fio e bate-se como se fosse para fazer maionese.

À parte, batem-se as claras em castelo com umas gotas de sumo de limão.

Aos poucos, mistura-se o açúcar, em pequenas porções, e bate-se muito bem até ficar como um suspiro.

Mistura-se o preparado anterior e coloca-se a farinha, envolvendo sem bater.

Deita-se a mistura em forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno médio.

Quando passar 30 minutos faça o teste do palito, se estiver bom desenforme e está pronto a comer.


Creme de abóbora com coentros

Ingredientes:

400 gr de abóbora

1-cebola

1-courgette

1-molho de coentros

1-alho francês

Sal e azeite, q.b.

Preparação:

Numa panela com água fervente, coloque todos os legumes, previamente lavados e cortados, a cozer.

 (A água deve apenas cobrir os legumes)

Depois de cozidos, triture com a varinha mágica, junte umas pedras de sal, um fio de azeite e sirva.

Creme de Abóbora


Ingredientes:

300-g de abóbora

2-batatas (médias)

200 ml de natas / creme de leite

2-colheres de sopa de óleo de girassol

1-colher de café de pimenta

1-colher de café de sal

1/2 alho francês (alho-porro)

Preparação:

Creme de Abóbora Cortar o alho francês/porro e as batatas.

Creme de Abóbora Cortar a abóbora pela metade e retirar as sementes. Cortar em cubos.

Creme de Abóbora Ligar o lume (médio).

Numa pequena panela, cozer o óleo de girassol e o alho francês/porro.

Juntar as batatas, a abóbora, sal, pimenta e mexer durante 3 minutos.

Creme de Abóbora Juntar água até que o todo esteja coberto.

Colocar a tampa e deixar cozer durante 30 minutos.

Para verificar a cozedura dos legumes, pique-os com uma faca. Eles devem estar tenros.

Creme de Abóbora Verter a mistura num liquidificador. Mixe. Junte as natas. Mixe de novo e já está!